2020-09-15

Entrevista ao Prof José Morais (Continuação do post no Blog Memórias

 Este texto é a continuação do "post" do Memórias  que se encontra aqui: http://memoriasdopresente.blogspot.com/2020/09/blog-post_15.html  

____________________________

...

Prof. Carlos: O senhor comenta em alguns momentos os benefícios da prática da leitura partilhada. Poderia citar alguns?

Prof. José Morais: São enormes, mas aqui faço uma ressalva. Há estudos que demonstraram que há interações muito positivas e outras menos positivas, depende do modo como são feitas. Em vez de simplesmente ler para a criança, pode-se chamar a atenção dela, criar alguma interação, procurar que ela nomeie ou preveja o que vai aparecer no texto. Essa interação é importante.

Os benefícios são em muitos aspectos. Para além daquele que já evocamos, há o conhecimento do vocabulário, o desenvolvimento da sintaxe, todo o aspecto de visualização daquilo que pode ser descrito no texto – portanto imagens mentais que eles desenvolvem.

Prof. Carlos: A postura que a criança adota ao escutar histórias também é comentada pelo senhor…

Prof. José Morais: Sim, também a postura. E depois há o aspecto emocional: a partilha. Não só a leitura é partilhada; também se partilham o ambiente emocional, os afetos, as emoções, e isso é extremamente importante na relação dos pais com os filhos e dos filhos com os pais. É fundamental.

Prof. Carlos: Professor, em um outro momento do livro – já que o nosso trabalho é destinado a pais, embora alguns professores também nos acompanhem –, o senhor diz que a alfabetização é uma missão dos professores, mas destaca: “E por que não também dos pais, desde que devidamente informados e instruídos?”. Gostaria que você falasse um pouco sobre esse trecho do livro, pois há pais que pensam: “Se não sou formado em Pedagogia, como vou alfabetizar meus filhos se as escolas não estão cumprindo com seu papel?”.

Prof. José Morais: Não precisa de curso de Pedagogia. A primeira coisa necessária é ter vontade que o seu filho se desenvolva em nível de linguagem, em nível social, em todos esses aspectos. A alfabetização é talvez o primeiro grande tipo de aprendizagem. Talvez seja difícil afirmar isso, porque a numeração e vários outros aspectos devem ser levados em conta. Mas a idéia de que o pai tem apenas os deveres de alimentar, conversar, dar amor e que depois vem a escola, assumindo as demais funções, não tem muito sentido. Na realidade, são coisas que se sobrepõem. Do mesmo modo que os pais devem se preocupar com a alfabetização, também os professores devem se preocupar com a forma como a criança vive com sua família, suas relações, se ela é suficientemente apoiada nos aspectos de desenvolvimento cognitivo, etc. Não pode haver essa divisão total, como se fossem coisas completamente distintas  e que, a certa altura, quando a criança entra na escola, o mundo da escola não tem a ver com o mundo da família e vice-versa. O que é preciso? Que haja uma relação boa, sincera, de confiança entre o alfabetizador oficial, que é o professor, e o pai e a mãe, que podem também intervir na alfabetização da criança, sobretudo mostrando desde o início, para além da leitura partilhada, que a leitura e a escrita são coisas muito importantes. São meios de se desenvolver que suscitam muitas alegrias, muito prazer, muitas possibilidades de conhecer o mundo e os outros. Pensando assim acho que é o caminho e que os pais, portanto, devem se sentir à vontade nessa relação com a escola.

Prof. Carlos: Vou entrar em uma parte um pouco mais técnica: gostaria de falar um pouco sobre os métodos. O senhor hoje fez uma afirmação importantíssima: há uma confusão no campo da alfabetização quando pensamos que ler é compreender. O senhor fez uma distinção entre a idéia errônea de que “ler é compreender”  e a idéia de que “devemos ler para compreender”. Gostaria que o senhor destacasse isso. Nós sabemos que o fim da leitura é a compreensão, porém, para atingirmos a realidade semântica, parece que há algo no meio do caminho, e esse algo é a decodificação, o domínio do princípio alfabético.

Prof. José Morais: Exatamente. Enquanto leio preciso usar habilidades para poder decodificar. Na atividade de leitura há a habilidade que são os processos e mecanismos utilizados pelo leitor de maneira não controlada, inconsciente, de forma não intencional. Isso é habilidade. Depois há todos os processos conscientes que fazem parte da compreensão ou que conduzem à compreensão, porque vou ter de reter na memória algumas coisas, pois mais à frente vou encontrar outras informações que têm relação com aquelas. Entretanto vou pensando e tendo expectativas sobre o que vai acontecer mais à frente. Estou reagindo emocionalmente, estou vendo a ação que está descrita no texto. Tudo isso já é de natureza intencional e mais controlada, porque posso dizer: “Não, eu preciso compreender melhor isso que não entendi bem”. Trata-se de uma decisão intencional enquanto estou lendo. Mas o reconhecimento das palavras é essencial; é uma habilidade sem a qual não há compreensão. Se eu não consigo reconhecer as palavras do texto, não posso compreendê-lo. Essa habilidade precisa ser adquirida por meio da alfabetização.

Prof. Carlos: Agora nós precisamos falar aos pais o seguinte: Por que os métodos fônicos são os mais eficazes?

Prof. José Morais: São os mais eficazes porque fazem com que a criança adquira a chave do sistema alfabético. Como nós temos de aprender o sistema alfabético, nossa escrita é alfabética, é muito mais produtivo mostrar como na língua nós temos fonemas que correspondem a coisas escritas que podem ser uma letra ou mais que uma letra. Quando a criança adquire essa chave, ela entende o princípio. O princípio alfabético é o princípio de correspondência entre grafemas e fonemas. Quando a criança o adquire, deverá então adquirir o conhecimento do conjunto das correspondências entre grafemas e fonemas. E depois há ainda outra aquisição a fazer, que é aplicar isso de maneira repetida, de maneira a dominar cada vez melhor essa decodificação.

O importante é que ela tenha todos os elementos para poder ler tudo o que apareça, conhecido ou não conhecido. Quanto ao método silábico, como a língua é formada também por sílabas, é claro que a criança pode conseguir ler bastantes coisas por meio desse método. Contudo, o número de sílabas é muito maior que o de fonemas. Mas ainda maior é o número de palavras. Porque poderíamos fazer assim: vamos apresentar “casa”, “cor”, “amarelo” e tantas outras palavras. Se nós quisermos que a criança apresenta a representação escrita de cada palavra, isso é impossível!

Além disso, há sempre coisas novas, há pseudo-palavras que podem adquirir muitos significados. O léxico em uma língua se move, não é algo fixo. Descobrem-se coisas que precisam ser nomeadas, surgem novos nomes. Aprender a ler e escrever com base nas palavras simplesmente não dá.

Prof. Carlos: Professor, antes de encerrar a entrevista, nós temos aqui no blog o costume de sempre deixar uma dica prática para os pais. Eles estão cansados de teorias pedagógicas, e nós sabemos que você é um pesquisador que analisa quais os métodos mais eficazes para a alfabetização. Para aquele pai que quer alfabetizar o filho com segurança, quais os passos que deve seguir?

Prof. José Morais: Primeira coisa: mostre ao seu filho ou sua filha que você gosta de ler. Compre livros, mostre que lê, não fique diante da televisão todas as noites seguindo o futebol ou a novela. É importante que você mostre ao seu filho que o livro é um objeto precioso e que ler é uma coisa extraordinária. Essa é a primeira coisa que sugiro. Em segundo lugar, na seqüência disso e para além da leitura partilhada, quando a criança já está lendo, continue a ler com ela e sobretudo indicando obras. Diga: “Filho, encontrei um livro maravilhoso, que diz isso e mais isso. Você quer ler?”. Depois discuta a obra com seu filho. Isso me aconteceu quando criança, com meus pais, e também o fiz com meus filhos. Minha filha mais nova tem hoje 20 anos e já não conversamos tanto assim, mas sempre falamos de livros, discutimos sobre as obras. O livro tem de ser um bem precioso durante a vida toda, não só quando são crianças, mesmo mais tarde. Os livros são um entretenimento, um elo entre pais e filhos.

Prof. Carlos: Prof. José Morais, muitíssimo obrigado pela entrevista. Quem proporcionou essa entrevista foi o professor Luiz Carlos, e por isso vou convidá-lo a sentar-se aqui e agradecer por você ter aceito ao convite em fazer parte desse projeto muito simples, muito humilde, mas que tem atingido pais em todo o Brasil, o trabalho do blog Como Educar Seus Filhos. Muito obrigado!

Prof. José Morais: Obrigado! Muito obrigado.

Prof. Luiz: O professor Carlos Nadalim acabou de ter essa proveitosíssima conversa com o professor José Morais, a quem conheço desde 2003.

Prof. José Morais: Exatamente! Luiz Carlos, é um prazer estar aqui com você. Pode me tratar por José e não por professor, já temos muitos anos de convívio e somos amigos.

Prof. Luiz: Pois então! Quero contar isto: nos conhecemos desde 2003 aqui no Brasil, quando José Morais veio dar uma grande colaboração no relatório solicitado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Há um grupo de cientistas que foi solicitado a se manifestar sobre a situação educacional no Brasil e para fazer um resumo sobre o estado da arte no mundo no campo da ciência cognitiva da leitura.

Prof. José Morais: Eu tenho muitas razões para gostar do Brasil. A primeira é que meu avô paterno nasceu no Brasil, em Belém do Pará, de pai português e mãe brasileira. Aos 20 anos foi para Portugal, ficou por lá e teve de se naturalizar português para se casar com uma portuguesa. Tenho então uma ascendência de certo modo brasileira, embora ele estivesse naturalizado português. Além disso, quando eu era jovem, e voltando aos livros, havia em Lisboa uma coleção de livros chamada Livros do Brasil. Eu lia muito, gostava muito de ler, e os meus pais tinham muitos livros de Érico Veríssimo. Imagine a quantidade de obras que li: O retratoO tempo e o vento e por aí vai. Graciliano Ramos, Lins do Rego, mais tarde outros autores como Guimarães Rosa e Jorge Amado. O primeiro livro que ofereci à minha esposa, que conheci bem mais tarde, foi Capitães de areia, de Jorge Amado. A minha vida está intimamente ligada ao Brasil e há muitos anos que venho aqui e gosto muito. Só não venho viver definitivamente no Brasil porque tenho quatro filhos, minha mulher vive, mora e trabalha em Bruxelas. Eu já estou livre, uma vez que sou emérito, mas tenho minha esposa, meus quatro filhos e netos que trabalham e vivem todos em Bruxelas.

Prof. Luiz: Está ótimo! Posso dizer a você que vamos continuar nos relacionando e fazendo todos os esforços para corresponder ao seu esforço profissional de pesquisar e estudar para fazer com que isso nos traga benefícios. Para além de continuar cultivando essa amizade entre Brasil e Portugal, assim espero. Estou muito feliz de estar aqui e sou imensamente grato pela nossa amizade.

Prof. José Morais: Obrigado, grande abraço a você!

Sem comentários: